Afinal de contas, o café faz bem ou mal a saúde?

Essa é uma ótima pergunta parta iniciarmos nossas reflexões aqui neste espaço. Nosso intuito aqui, mais do que qualquer outra coisa é dialogar, refletir com nossos leitores e construir novas ideias, novos aromas, novas possibilidades deste universo incrível e sofisticado que é o consumo do café.

O café é a bebida mais consumida no Brasil e no mundo ocidental nos dias atuais; o fato de ser uma bebida tão popular, aliado à sua importância econômica, justifica nossa intenção de nos aproximarmos de nossos consumidores, e esse blog nasce com essas premissas, o diálogo e o aprendizado conjunto.

É comum vermos o café como um produto protagonista de discussões sobre seus malefícios e benefícios para a saúde, de uma coisa todos sabemos, tomar uma deliciosa xícara de café ao acordar pela manhã faz bem para a saúde e para o espírito!

O café é uma bebida natural, se consumido de forma moderada, em média de até cinco xícaras por dia, pode trazer até benefícios para a saúde, como a prevenção de algumas doenças cardíacas, respiratórias, até mesmo diabetes. Dentre as diversas substâncias presentes na composição química do café existem nutrientes, o mais famoso claro é a cafeína, mas há também os diterpenos cafestolkahweo, e também os ácidos clorogênicosque possuem propriedades antioxidantes (principalmente pela presença dos ácidos), além de ter ação anti-inflamatória, o que faz do café uma importante fonte destes compostos.

A indústria de cosméticos já tem observado o café verde e percebeu que o ácido clorogênico presente nele é perfeito para ajudar no tratamento da pele das pessoas. Isso por causa de sua ação antioxidante. Além do mais, o café é uma planta única, linda, cheia de minerais, açúcares, gorduras, aminoácidos e uma vitamina do complexo B chamada vitamina PP. Você gosta de pingado? Foi seu avô que te ensinou a tomar quando era bem pequeno? Pois é, consumir café com leite tem seu valor nutritivo aumentado e isso é importantíssimo para idosos e crianças.

Livre de qualquer parcialidade de nossa parte, do outro lado da história ainda há uma névoa de dúvidas, de um lado epidemilogistas que creem ser a cafeína um problema para a saúde, de outro médicos dizendo que a cafeína pode funcionar a longo prazo como um placebo, o que faz com que seu consumo de cafeína só aumente com o tempo. O que se sabe daqui é o que sempre se soube sobre tudo nesta vida, meus caros, tudo em exagero é um problema, até aquilo que potencialmente pode fazer bem, pode te fazer muito mal.

No caso do café o efeito é contrário, o consumo diário de mais quatro copos de café podem causar nervoso, irritabilidade, insônia, dores de estômago, tremores musculares e batimentos cardíacos irregulares, percebem?

Existem alguns mitos também, como o mito do “café sem açúcar que ajuda a emagrecer”, por exemplo, que já é uma bobagem tem alguns anos, afinal a cafeína acelera o metabolismo, resultando em mais calorias queimadas, porém quando consumida em excesso, aumenta seu nível de cortisol, que é o hormônio do estresse, uma pessoa estressada tende a ganhar peso, reparou?

Paramos por aqui com várias dúvidas e otimistas de que nossas conversas por aqui serão ótimas.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp

Deixe um comentáro

Fechar Menu
×

Carrinho